LOCAIS DE ESTÁGIO 2022.1

No site do DEG, o estudante consegue ter acesso a todas as informações sobre estágio.

Conforme o previsto na Resolução CEPE nº 104/2021 e com o intuito e compromisso do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) de simplificação na tramitação dos processos de estágios na Universidade de Brasília (UnB), o Módulo de Estágios no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) já está disponível e pode ser utilizado por todas as Unidades Acadêmicas, conforme as orientações da Circular DEG/DAIA nº 15/2022 e os Manuais e Vídeos de Orientações no Módulo de Estágio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO)

• É definido no projeto político-pedagógico de cada curso e oferecido como disciplina específica de Estágio Supervisionado, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma;
  • O Estágio é realizado com a supervisão do orientador docente da Universidade;
  • Os requisitos para o Estágio Supervisionado obrigatório são regulados pela Unidade Acadêmica (confira os regulamentos da FEF para o Bacharelado e a Licenciatura);
  • O Estágio obrigatório não envolve, necessariamente, remuneração. Quando envolver, segue as mesmas regras aplicáveis aos estágios não obrigatórios;

APÓLICE DE SEGURO
Modelo de Relatório de Atividades de Estágio

Estágio Supervisionado do Bacharelado:

• Os estudantes deverão se matricular nas disciplinas de Estágio Supervisionado I (no 7º semestre) e Estágio Supervisionado II (no 8º semestre). As disciplinas de Estágio Supervisionado possuem/equivalem a 8 créditos;
  • O estudante deverá entrar em contato com o professor responsável pela disciplina;

PROCESSO (seguir o manual)

Pré-cadastro SIGAA: estágio obrigatório (VÍDEO)

• Após a matrícula do estudante em alguma disciplina de Estágio Obrigatório, o(a) discente deverá iniciar o processo através do registro do estágio no SIGAA (Pré-Cadastro).
  • No caso dos Estágios Curriculares Obrigatórios, a Universidade de Brasília (UnB) fornece o seguro contra acidentes pessoais da MBM Seguradora. Os dados a serem inseridos nos campos: CNPJ da seguradora, nome da seguradora, apólice do seguro, valor da apólice, são: Inscrição CNPJ da Seguradora (87.883.807/0001-06), Nome da Seguradora (MBM SEGURADORA S.A.), Apólice do Seguro (09.0982.001.52213), Valor da Apólice (R$ 10.000,00). A apólice pode ser obtida clicando aqui.
  • A secretaria do curso ou o(a) professor(a) orientador(a) vai dar o encaminhamento do processo e avisar o(a) discente sobre o resultado.
  • A Secretaria irá solicitar as assinaturas eletrônicas externas, via SEI: do(a) discente, do(a) supervisor(a) e do(a) professor(a) orientador(a). Após todas as assinaturas no Termo de Compromisso de Estágio dentro do processo SEI, a Secretaria irá gerar o arquivo pdf do documento assinado para dar continuidade a tramitação no SIGAA.
  • Após a assinatura de todos os interessados, que devem ter o auto cadastro no SEI/UnB, o contrato será inserido pela Secretaria no SIGAA e o status do Estágio será ATIVO.
  • Quando o estágio estiver ATIVO no SIGAA, o aluno poderá baixar o contrato assinado e iniciar o estágio.

ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO)

• É aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória do curso e envolve remuneração;
  • A supervisão do orientador docente da Universidade é obrigatória, com a participação de supervisor técnico do campo de estágio (empresa), para acompanhamento;
  • Pode ou não integralizar créditos optativos ou de módulo livre no currículo do curso, segundo critérios e regulamentação específica da disciplina e do curso;
  • Envolve a celebração de um Termo de Compromisso de Estágio (TCE) entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino;
  • A realização de estágios, nos termos da Lei 11.788/2008, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados no curso, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável;
  • Auxílio transporte, seguro contra acidentes pessoais, recesso remunerado e bolsa são compulsórios nos casos de estágio não obrigatório, pela parte concedente.

PROCESSO (seguir o manual)

Pré-cadastro SIGAA: estágio não obrigatório (VÍDEO)

• O(A) discente deverá realizar o registro do pré-cadastro de estágio no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
  • O estudante deve enviar para o e-mail da Secretaria de Graduação da FEF (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) o Termo de Contrato de Estágio (TCE) e o Plano de Atividades (PA) assinados por todos os interessados (estudante, supervisor e concedente) em formato PDF, após o pré-cadastro
  • A Secretaria abrirá um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o encaminhará à Coordenação de Estágio para análise dos documentos e parecer;
  • Concluída esta etapa, o contrato será inserido no SIGAA e o status do estágio será ATIVO no sistema.
  • É importante que o aluno verifique se a empresa possui convênio com a UnB. Caso a empresa não possua convênio com a UnB, esta deverá enviar um e-mail para o Serviço de Convênios e Estágios (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para obter informações de como realizar um convênio com a UnB.

Legislações pertinentes

Relatórios finais - 2021.2

Abaixo, apresentamos alguns slides dos relatórios de estágio com o objetivo de dar visibilidade aos espaços de atuação e à experiência dos estudantes.

• Estágio Supervisionado Bacharelado I:

Thiago Medeiros Reis

Tuanna Inocencio Flores

Vinícius Pereira dos Santos

Caroline Miranda Rabelo

• Estágio Supervisionado Bacharelado II:

Soraia Barcat

Danilo Augusto Flôr de Assis