Como faço para estudar Educação Física na UnB?

Clique aqui para conferir todas as formas de ingresso.

 

Quantas habilitações possui o curso de Educação Física?

Na verdade, a Faculdade de Educação Física da UnB oferece três cursos distintos (Bacharelado, Licenciatura e Licenciatura EaD), e não um só curso com diferentes habilitações. Ou seja, o aluno da FEF ingressa em um curso específico, não existem habilitações. Editais internos da UnB, geralmente abertos semestralmente e condicionados à existência de vagas, permitem ao aluno da UnB trocar de curso ou pedir, ao final da gradução, a dupla diplomação. Para saber mais sobre os editais de alteração de opção e como funcionam, acompanhe a página da SAA.

 

O que é IRA?

O Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é uma pontuação sobre o desempenho dos alunos ao longo dos anos, podendo variar de 0 a 5. Ele serve, por exemplo, como critério de desempate em alguns processos, como matrícula em disciplinas, monitoria, seleção para intercâmbio, mudança de curso, entre outros.

 

Não consegui me matricular na disciplina. Posso assistir às aulas?

Não. A Universidade de Brasília não prevê/permite a modalidade de aluno ouvinte.

 

Posso me matricular em disciplinas da Educação Física se não sou desse curso?

Depende. A prioridade de matrículas nas disciplinas da FEF são dos alunos dos cursos de Educação Física. Caso a disciplina não seja restrita, contudo, alunos de outros cursos podem solicitá-la e, havendo vagas, serão matriculados.

 

O que é uma disciplina restrita?

São aquelas que só podem ser cursadas pelo estudante que as tem na sua estrutura curricular.

 

Onde vejo a estrutura curricular do meu curso?

Acesse seu perfil no SIGAA, clique na aba Ensino > Consultas Gerais > Consultar Estrutura Curricular > Selecione os dados do seu curso > Buscar > Clique nos ícones à direita do resultado para detalhar as informações (lupa), baixar Relatório da Estrutura Curricular (caderno) ou baixar Declaração de Prazo Máximo (páginas avulsas).

 

O que é SIGAA e como me cadastro?

SIGAA, ou Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, é a principal ferramenta de administração da vida acadêmica do estudante. O autocadastro é obrigatório e pode ser feito pelo portal de acesso ao SIGAA. Em caso de dúvidas ou problemas, entre em contato com a SAA pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Onde e quais documentos posso emitir sem o auxílio da Secretaria de Graduação?

Estudantes de graduação regularmente registrados na UnB têm acesso ao Atestado de Matrícula, Histórico Escolar e Declaração de Vínculo por meio do SIGAA. Todos esses documentos podem ser emitidos por meio da aba Ensino.

 

Documentos Emitidos SIGAA

 

O estudante pode emitir instantaneamente os seguintes documentos:
- Atestado de matrícula, que substitui a declaração de grade horária;
- Declaração de vínculo, que substitui a declaração de aluno regular;
- Histórico escolar, que congrega, em um único documento, informações como as pendências do estudante, declaração de provável formando e declaração de formado (se for o caso).

 

Sou ex-aluno. Como faço para emitir documentos no SIGAA?

Ex-alunos não foram migrados para o SIGAA, somente aqueles com registro ativo na instituição. Se você é ex-aluno, deve solicitar a emissão do documento do qual precisa por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Onde consulto a oferta de disciplinas?

Aqui!

 

Como sei quais são os dias e horários das disciplinas?
Em caso de dúvidas, é possível passar o mouse sobre o sinal de interrogação logo ao lado das turmas. Uma legenda explicativa será aberta.

 

Horários SIGAA

 

Os horários das turmas são representados por códigos que informam, nesta ordem, os dias da semana, turno e horários.

 

Segunda-feira é representada pelo número 2; terça-feira, pelo número 3; quarta-feira, pelo número 4; quinta-feira, pelo número 5; sexta-feira, pelo número 6.
Horários da manhã começam com a letra M;
Horários da tarde começam com a letra T;
Horários da noite começam com a letra N.
Ao longo do dia, cada hora representa um horário. O primeiro é de 8h às 9h; o segundo de 9h às 9h50; e assim por diante.

 

Dessa forma, temos, por exemplo, 246M34, em que:
246 significa segunda, quarta e sexta;
M significa o turno matutino;
34 significa terceiro e quarto horários.
Essa disciplina seria ofertada, então, às segundas, quartas e sextas-feiras pela manhã, no horário das 10h às 11h50.

 

Como identifico, no sistema, disciplinas de módulo livre (eletivas) e optativas?

Ao emitir seu histórico, você provavelmente irá notar que há símbolos ao lado das disciplinas. No SIGAA, as disciplinas de módulo livre passaram a se chamar eletivas e estão identificadas pelo símbolo #. Já as matérias optativas são identificadas pelo símbolo *.

 

Onde foram parar meus créditos e qual a equivalência com horas/aula?

Na Universidade de Brasília, cada crédito corresponde a 15 horas/aula. A única mudança é que, em lugar de utilizar a informação em créditos, o novo sistema já traz a carga horária, como utilizado em outras instituições. Uma disciplina de 4 créditos, equivale a 60 horas/aula. O SIGAA já traz para o estudante a carga horária, não mais mostrando a quantidade de créditos como unidade padrão.

 

Como posso saber quantas e quais matérias obrigatórias já cursei e as que faltam?

O histórico do SIGAA mostra, além das disciplinas obrigatórias pendentes, a quantidade de horas em componentes obrigatórios, optativos, atividades complementares (quando o curso exige) e o total de horas totais pendentes. Cada 15 horas/aula são equivalentes a um crédito.

 

Como acesso meu e-mail institucional e o Aprender3?

Clique aqui para conferir o tutorial. Em caso de dúvidas, entrar em contato diretamente com a SAA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Para mudar a senha de contas de e-mails de servidores aposentados e de contas institucionais da UnB (servidores e alunos), clique aqui.

 

Qual a sala da disciplina que me matriculei?

As salas das disciplinas ofertadas pela Faculdade de Educação Física não são atualizadas diretamente no SIGAA como as de outros cursos. Semestralmente a alocação de salas é fixada nos murais da FEF e também divulgada no site e redes sociais da FEF (Instagram e Facebook).

 

Posso aproveitar as disciplinas que eu fiz em outra faculdade?

Sim, o aluno da UnB pode solicitar o aproveitamento de estudos por meio de peticionamento eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Para conferir o passo a passo, clique aqui. Mais informações sobre aproveitamento de estudos estão disponíveis no site da SAA, clicando aqui.

 

Como funciona o trancamento de matrícula ou disciplina?

O trancamento de matrícula é a suspensão das atividades acadêmicas sem a perda do vínculo com a universidade, por um prazo determinado, mediante requerimento formal. O Trancamento Geral de Matrícula implica a suspensão de todas as atividades acadêmicas do estudante, enquanto o Trancamento de Disciplina implica a suspensão das atividades curriculares do estudante apenas em determinada(s) disciplina(s). Ambos podem ser realizados de forma Justificada, mediante a comprovação de situação que o impeça de continuar os estudos conforme a legislação vigente

 

O trancamento automático de matrícula (sem justificativa e com limitação de solicitações) costuma poder ser feito diretamente pelo estudante, pelo portal do aluno. Com a migração do MatrículaWeb para o SIGAA, contudo, esta funcionalidade ainda não está disponível. Dessa forma, o aluno deve solicitar o trancamento diretamente à SAA (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Já o trancamento justificado deve ser feito por meio de peticionamento eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Para conferir o passo a passo, clique aqui.

 

É permitido ao estudante em condição realizar trancamento automático, desde que dentro do prazo e atendidos os demais requisitos.

 

Fui desligado do curso, posso ser reintegrado?

Sim, para mais informações acesse a página do DEG: http://deg.unb.br/reintegracao

 

O que preciso saber sobre estágios obrigatórios e não obrigatórios?

Neste link, você pode acessar todas as orientações do Decanto de Ensino e Graduação (DEG) a respeito de estágios, incluindo um guia geral para assinatura do termo de compromisso de estágio. Com relação ao estágio não obrigatório, seguem orientações da Secretaria de Graduação da FEF para o período de atividades remotas:

 

O estudante deve enviar para o e-mail da Secretaria de Graduação da FEF (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) o contrato e o plano de atividades assinados por todos os interessados (estudante, supervisor e concedente) em formato PDF. Então, a Secretaria abrirá um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o encaminhará à Coordenação de Estágio para análise dos documentos e parecer. Concluída esta etapa, o processo será enviado à Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (DAIA) para assinatura. O prazo estimado para a tramitação do processo e coleta de assinaturas é de, no mínimo, uma semana e, no máximo, duas.

 

Como faço para obter os créditos das atividades complementares?

A Secretaria de Graduação abre um período próprio em cada semestre, normalmente no início, para que os alunos protocolem o pedido dos créditos das atividades complementares. Deve ser preenchido um formulário cedido pela Secretaria e anexadas as cópias dos certificados. Clique aqui para conferir o regulamento da FEF e baixar o formulário.

 

Como faço para ser monitor de uma disciplina?

A Secretaria de Graduação abre um período próprio em cada semestre, respeitando os prazos do calendário da SAA, para que os alunos solicitem inscrição em monitoria. Deve ser preenchido um formulário cedido pela Secretaria. Clique aqui para conferir como é a seleção de monitoria realizada pela FEF e baixar o formulário.

 

Como faço a carteirinha estudantil?

Observe os dias em que a Empresa Promofoto estará na UnB para  fazer a solicitação e tirar a foto. As datas geralmente ficam afixados nos Postos Avançados da SAA. Quando estiver pronta, você poderá retirá-la na Secretaria de Graduação.