O Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF/UnB) concluiu a primeira etapa do processo de reformulação de sua estrutura acadêmica. Neste primeiro momento, foi proposta a criação de duas novas áreas de concentração, compostas cada uma por duas linhas de pesquisa. Após aprovação do Colegiado da unidade, a proposta foi enviada para avaliação do Decanato de Pós-Graduação (DPG). Agora, a comissão se debruça sobre a revisão das disciplinas ofertadas no Programa.

Luis Gustavo PradoSecom UnB2

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Coordenação do PPGEF/UnB nomeou, em maio deste ano, a Comissão de Reformulação, composta pelo Coordenador do Programa, três representantes docentes (um de cada linha de pesquisa), dois representantes discentes e um representante técnico. Na primeira reunião, foram divididos dois grupos, além de definida a metodologia de trabalho, que consistiu inicialmente no diálogo com os docentes de cada linha de pesquisa e na apresentação de uma proposta inicial para discussão e análise.

Após a realização de reuniões virtuais com as linhas de pesquisa durante os meses de junho e julho, além de novas reuniões da Comissão — sendo uma delas com professora Cláudia Forjaz, representante de área junto à CAPES —, chegou-se a uma proposta de nova estrutura acadêmica para o Programa, aprovada na 9ª reunião de colegiado do PPGEF. “É importante destacar que a proposição apresentada e aprovada em Colegiado busca atender às críticas realizadas na última avaliação da CAPES, bem como garantir uma maior coesão e coerência com o perfil do corpo docente e a produção intelectual do Programa”, explica o Coordenador do PPGEF/UnB, Prof. Pedro Fernando Avalone Athayde, em documento enviado ao DPG.

Confira abaixo a proposição feita pela comissão:

Área de Concentração 1 - Estudos do movimento humano, desempenho e saúde

Linha 1.1 - Aspectos fisiológicos e mecânicos do exercício e do desempenho
Ementa: Estudos sobre fatores fisiológicos e biomecânicos no exercício físico e desempenho em diferentes idades, níveis de condição física, e estados de saúde. Compreensão integrativa sobre o desempenho dos sistemas cardiovascular, respiratório e neuromuscular em resposta ao stress e ao exercício físico agudo e crônico. Investigação sobre fatores biomecânicos que condicionam e determinam a sobrecarga mecânica no movimento humano e seu desempenho.

Linha 1.2 - Aspectos comportamentais e epidemiológicos da atividade física relacionada à saúde
Ementa: Estudos sobre aspectos motores, psicológicos, cognitivos e funcionais envolvidos na prática da atividade física relacionada ao desenvolvimento humano e à saúde. Implementação e avaliação de programas de atividade física para indivíduos e grupos em diferentes idades com desenvolvimento típico ou grupos especiais. Investigação sobre os determinantes da prática de atividade física, sua prevalência e tendências temporais.

Área de Concentração 2 - Estudos socioculturais, políticos, pedagógicos e psicológicos da educação física

Linha 2.1 - Aspectos políticos, pedagógicos e psicológicos do esporte
Ementa: Estudos sobre as dimensões sociais, econômicos e políticas do fenômeno esportivo, bem como dos elementos técnicos, pedagógicos e psicológicos que envolvem sua prática e experiência.

Linha 2.2 - Aspectos socioculturais, educacionais e de promoção da saúde das práticas corporais
Ementa: Estudos sobre práticas corporais em contextos interculturais, educacionais e da promoção da saúde, com fundamento em referenciais teórico-metodológicos das Ciências Humanas e Sociais.