17/10/2023

 

O Centro de Memória Profa. Maria Helena Siqueira (CEMEFEF), da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília foi convidado a participar das comemorações dos 35 anos da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. A ocasião foi marcada por um evento com palestras, mesas redondas e homenagens, realizado entre 26 a 28 de setembro de 2023, sob a coordenação geral do atual diretor Prof. Dr. Mário Hebling Campos e do vice-diretor Prof. Dr. Carlos Alexandre Vieira.

 

No primeiro dia, de manhã, uma roda de conversa reuniu os diretores da FEFD/UFG, desde 1994 a 2023, que foram convidados a compartilhar suas memórias, destacando os momentos mais impactantes de suas gestões. De tarde, ocorreu a mesa redonda intitulada "FEFD: uma aproximação histórica entre os anos de 1980 e 1990", onde tivemos oportunidade de abordar o processo de criação do Centro de Memória Profa. Maria Helena Siqueira, da FEF/UnB. Também ouvimos a Profa. Dra. Rubia-Mar Nunes Pinto, coordenadora do Centro de Memória e História da FEFD/UFG, que apresentou de forma analítica a trajetória histórica daquela faculdade. O Prof. Cleber Dias, por sua vez, contribuiu com uma reflexão sobre mudanças de paradigmas da educação física observadas no período.

 

O evento contou ainda com uma mesa redonda voltada especificamente à história da Dança em Goiás, bem como outra que enfocou o Movimento Estudantil ao longo dos 35 anos de existência da FEFD/UFG. Desse modo, a programação abrangeu personagens e atividades variadas, denotando a importância que a FEFD/UFG atribui à história e à memória.

 

cemefef

Exposição em comemoração aos 35 anos da FEFD. Perspectiva geral. Foto: Ingrid Wiggers (26/09/2023).

 

Mas o brilho do evento realçou na abertura da exposição "Universidade em Movimento: a história e o caminho até a FEFD" em celebração aos 35 anos da FEFD. Ao entrar na sala se percebe um exímio tratamento museológico dado às peças expostas. Não apenas pelo aspecto técnico, mas sobretudo pela organização das mesmas em consonância à linha do tempo da FEFD, facilitando a compreensão histórica do público. De acordo com o abertura, "o conjunto de objetos e a narrativa apresentados se expressam no eixo temporal que celebra e rememora o passado. Símbolos do devir, das relações sociais que configuram sua existência social, os objetos do passado foram ressignificados para adquirir um novo valor e significado no presente". Os materiais foram preservados pela instituição, sob a guarda da Profa. Dra. Rubia-Mar Nunes Pinto. Segundo a professora, desde que criou o Centro de Memória e História (CEMEHIS) da FEFD/UFG em 2010, ela própria vem garimpando peças, documentos e fotografias, formando um acervo histórico, que, por meio da exposição, foi apreciado com interesse e curiosidade.

 

O acervo é composto de um número significativo de ítens, bem como por variedade de suportes, como manuscritos, documentos impressos, livros, material didático, diários de campo, material esportivo, periódicos, fotografias, plantas arquitetônicas, trajes esportivos, medalhas, troféus, mobiliário, entre outros. Essas características dão margem a abordagens históricas diversificadas e suscitam interrogações de cunho inédito.

 

cemefef1

Exposição "Universidade em Movimento: a história e o caminho até a FEFD". Detalhe - Anais de eventos e manuscritos de projeto de extensão. Foto: Ingrid Wiggers (26/09/2023).

 

A exposição foi organizada por uma equipe coordenada pel Profa. Dra. Rubia-Mar Nunes Pinto, Profa. Dra. Carolina Jubé, ambas da área de Educação Física, com a estreita colaboração da Profa. Me. Bárbara Yanara, da área de Museologia. Está aberta à visitação de alunos e professores, tanto da educação básica, quanto do ensino superior, bem como da comunidade em geral, até dezembro de 2023 (contato por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou instagram @cemehis_fefd_ufg). Depois desse período a exposição será instalada na sede do sindicato dos professores - ADUFG.

 

cemefef2

Exposição "Universidade em Movimento: a história e o caminho até a FEFD". Detalhe - armário de aço histórico serviu de expositor de materiais. Foto: Ingrid Wiggers (26/09/2023).

 

A partir deste intercâmbio, observamos pontos de convergência entre as histórias da educação física, esporte e lazer da UnB e da UFG, como a influência da ditadura militar para o impulso do esporte universitário, com a implantação da obrigatoriedade da disciplina Prática Desportiva. Sobretudo, se destacou uma diferença, pois a FEFD/UFG trilhou, a partir da abertura política, um projeto pedagógico alinhado a uma perspectiva histórico-crítica da educação física. Um símbolo da FEFD pode ser reconhecido no chamado Centro de Práticas Corporais - CPC, uma proposta voltada ao trabalho corporal que valoriza suas significações culturais, históricas e sociais, visando concorrer para a transformação da sociedade.

 

O CEMEHIS/UFG é um projeto de extensão cadastrado (PJ436-2023) e deve estabelecer parcerias com o CEMEFEF/UnB, que por sua vez foi criado como um setor da FEF/UnB, em 2021. As colaborações interessam tanto do ponto de vista técnico, da guarda e conservação do seu acervo, quanto acerca da pesquisa e do estudo histórico das suas respectivas instituições, considerando que surgiram em um mesmo período.

 

cemefef3

Exposição "Universidade em Movimento: a história e o caminho até a FEFD". Detalhe - Murais fotográficos. Foto: Ingrid Wiggers (26/09/2023).