Nos próximos dias 16 e 17 de setembro, o Parque Aquático Professor William Passos do Centro Olímpico da Universidade de Brasília (CO/UnB) sediará a 27º edição da prova de revezamento 25 Horas Nadando, iniciando às 10 horas do sábado (16/09) e encerrando às 11 horas do domingo (17/09). O evento, promovido pela UnB em parceria com o SESC-DF, é coordenado pelo professor Paulo Henrique Azevêdo, do Laboratório GESPORTE, da Faculdade de Educação Física (FEF/UnB).

25h nadando

O acesso ao evento é gratuito para todos, sendo que os integrantes da UnB podem também participar gratuitamente das atividades aquáticas. As demais pessoas podem nadar mediante a doação de um kit escolar, com o valor médio de R$ 20,00, destinado ao Programa Mesa Brasil do SESC-DF, que atende entidades e instituições sociais cadastradas que abrigam pessoas em situação de insegurança e vulnerabilidade social. As inscrições podem ser feitas presencialmente no dia do evento ou, antecipadamente, no SESC da 913 Sul.

Além da prova, também ocorrerão, durante o evento, atividades de recreação e lazer, gincanas, sessão de vídeo, música ambiente e atividades físicas diversas. O evento foi criado em 1990, por docentes e servidores técnico-administrativos da FEF/UnB. Até a última edição, foram atendidas mais de 67 mil pessoas.

25h nadando2 min compressed

Como acontece

As raias da piscina olímpica da UnB serão ocupadas por equipes que deverão manter um nadador ativo durante todo o evento. Cada raia terá, no mínimo, 100 integrantes, e os participantes nadarão, no mínimo, 100 e, no máximo, 500 metros, cada vez que entrarem na piscina. São premiados com troféus todas as equipes participantes e, individualmente, nadador com a maior idade, nadador com a menor idade, nadador com a maior metragem nadada, sendo sempre para os sexos feminino e masculino.

É importante ressaltar que, para boa parte dos participantes, a presença não se dá em busca de resultados, mas pela confraternização e lazer durante toda a duração do evento.

Raia exclusiva para PCDs

Uma das marcas registradas do evento é a destinação de raia exclusiva para pessoas com deficiência e demais necessidades especiais, o que permite a participação plena do público no revezamento. Além disso, podem se integrar em todas as demais atividades do evento.

25h nadando1 min