A Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB) inaugurou, nesta terça-feira (05/09) – data que também marca o aniversário de 52 anos do Centro Olímpico da UnB –, o novo Complexo de Atletismo Mário Ribeiro Cantarino Filho, localizado no CO/UnB. Participaram da cerimônia, o Diretor da FEF/UnB, professor Martim Bottaro; a Reitora da UnB, professora Márcia Abrahão; a Secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho, Marta Sobral; o Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Júlio César Ribeiro; e a Senadora Leila Gomes de Barros Rêgo. Durante o evento, foi realizada homenagem ao professor Mário Ribeiro Cantarino Filho, figura incontornável da história do atletismo no Brasil e do curso de Educação Física da UnB.

 

Inauguração pistas de atletismo

Auditório da FEF/UnB cheio durante cerimônia de inauguração do Complexo de Atletismo Mário Ribeiro Cantarino Filho

 

Após as falas das autoridades presentes, os convidados puderam testemunhar o descerramento da placa do novo complexo que leva o nome do professor Mário Ribeiro Cantarino Filho. Em seguida, todos se dirigiram a uma das pistas de atletismo para acompanhar uma corrida simbólica de atletas, oficializando a reativação das instalações no Centro Olímpico. A atividade, conduzida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), contou com uma corrida de 100 metros rasos (feminino e masculino) e uma corrida de marcha atlética de 800 metros. Também foi realizado, ao final do evento, coquetel oferecido pela FEF/UnB.

 

                    Inauguração pistas de atletismo1 Inauguração pistas de atletismo2

 

As pistas

O Complexo de Atletismo Mário Ribeiro Cantarino Filho, localizado no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (CO/UnB), conta com uma pista de competição (Pista 1) e uma pista de aquecimento (Pista 2). As pistas possuem infraestrutura necessária para atividades de alto desempenho e treinamento, condizentes com os requisitos técnicos estabelecidos no manual Track and Field Facilities da World Athletics, órgão internacional de federações de atletismo, possibilitando a certificação das instalações de acordo com a oportunidade e conveniência da Administração Pública.

 

Inauguração pistas de atletismo4

Momento do descerramento da placa do novo complexo que leva o nome do professor Mário Ribeiro Cantarino Filho

 

A inauguração das pistas contribui para a qualificação do ensino de graduação da FEF/UnB, impulsiona o esporte de representação na universidade e potencializa o treinamento e a formação de atletas de excelência na modalidade de atletismo. Além disso, amplia as possibilidades de ações de extensão, servindo também como um espaço renovado para o desenvolvimento de projetos tradicionais da FEF e atendimento à comunidade.

 

                    Inauguração pistas de atletismo5 Inauguração pistas de atletismo6

 

Professor Cantarino

O professor Mário Ribeiro Cantarino Filho nasceu em Niterói, Rio de Janeiro, em 5 de setembro de 1930. Formou-se em Educação Física no estado natal. Atuou como professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), entre 1962 e 1974, onde, até hoje, é conhecido pela enorme contribuição para o desenvolvimento da Educação Física brasileira. O Espaço de Atletismo do Centro de Educação Física e Desportos da UFES também leva seu nome, em homenagem.

 

O professor Cantarino, como era conhecido, foi pioneiro do atletismo universitário no Espírito Santo e no Brasil. É importante e digno de nota, o enorme acervo bibliográfico de 4 mil volumes e milhares de recortes de reportagens e notícias sobre Educação Física que o professor possuía e que, atualmente, faz parte da biblioteca da UFES. Esse acervo é reconhecidamente a maior biblioteca particular em Educação Física do Brasil.

 

A sua vinda para Brasília teve início por meio de aprovação em concurso público na Universidade de Brasília, em 1974. Na UnB, o professor Cantarino foi fundamental na consolidação do primeiro curso de Educação Física da capital federal, onde militou até a sua aposentadoria. Também contribuiu para a instituição do curso de Educação Física na recém-criada, à época, Faculdade Dom Bosco de Educação Física, que, posteriormente, transferiu-se para a Universidade Católica de Brasília. Recebeu, em 02 de abril de 2002, o Título de Cidadão Honorário de Brasília.

 

Leia a homenagem completa neste link.