Olá, estudantes de graduação Formandos ou Formados do semestre de 2023.2, nesta publicação iremos tentar sanar algumas dúvidas frequentes sobre o processo de marcação de TCC, colação de grau e emissão de diploma.

Apresentei o meu TCC, o que faço agora?

O discente deverá enviar o TCC e o Termo de Autorização da BCE em PDF (dois arquivos separados) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Lembrando que o estudante possui 15 dias depois da apresentação de seu TCC para enviar esses documentos. Não fez ainda? Confira as orientações aqui.

Já enviei meu TCC e estou com o status FORMANDO no SIGAA, o que eu faço?

Os que ainda estão com os status FORMANDO no SIGAA devem checar seus históricos para observar se o status irá mudar para FORMADO depois do dia 26 de dezembro. Caso não haja essa mudança, envie um e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para verificar as possíveis causas.

No meu histórico consta que tenho pendências no ENADE, o que fazer?

Após o final do semestre, será enviado um pedido de atualização de histórico para os estudantes que adquirirem o status de FORMADO. Assim, essa pendência não constará mais no histórico escolar dos discentes formados.

Já estou com o status FORMADO, o que eu faço agora?

Uma Comissão de Formatura foi criada (link do grupo de whatsapp dos formandos: https://chat.whatsapp.com/KtcZeanUksxIBC4w6TA4Hi) e logo os estudantes serão avisados dos procedimentos necessários para participar da Colação de Grau tradicional, a ser realizada no dia 01 de fevereiro de 2024. Nesse ínterim, o estudante já pode solicitar a validação do seu Diploma no SIGAA, seguindo os passos abaixo:

• Efetuar login no SIGAA (Portal do Discente)
  • Ir em "Ensino"
  • Ir em "Solicitar validação de documentos para registro de diplomas" e anexar os documentos:
  1. RG ou CNH;
  2. Certificado do Ensino Médio ou do Ensino Superior (para alunos com ingresso portador de diploma);
  3. Histórico Escolar do Ensino Médio ou do Ensino Superior (para alunos com ingresso portador de diploma).
  • Clicar em "submeter".

*Informamos que esse procedimento de validação de documentos é imprescindível para a etapa de registro e emissão de diplomas da graduação, sendo assim, todos os discentes formandos deverão realizá-lo.

Lembrando que depois da Cerimônia de Colação de Grau e assinatura da ata, ainda haverá um prazo de 20 dias para a confecção do diploma digital, que poderá ser retirado através do site: https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma.

Preciso de uma declaração que conste a data da formatura para que eu me registre no CREF, onde eu solicito?

Após a colação de grau, envie um e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a declaração.

Não poderei participar da colação de grau tradicional ou não quero, o que posso fazer?

Caso o estudante queira antecipar a colocação de grau por algum dos motivos elencados abaixo, ele deve solicitar a Colação de Grau Excepcional ou Antecipada, os requisitos são:

I. Aprovação em processo de admissão em programa de pós-graduação, ou inscrição em processo seletivo de igual grau, mediante comprovação da obrigatoriedade da outorga por parte da instituição para a qual o formando pretende se submeter;

II. Posse em cargo ou emprego público, com publicação de resultado no Diário Oficial da respectiva nomeação ou convocação da instituição para etapas classificatórias subsequentes;

III. Registro em conselho de classe, como condicional aos casos citados nos incisos I e II;

IV. Mudança de estado ou de país, com apresentação de comprovante de endereço em outra localidade no nome do formando;

V. Transferência ex officio, mediante apresentação de documentação comprobatória;

VI. Doenças impeditivas, mediante apresentação de atestado médico.

O estudante deverá preencher o Formulário de Solicitação de Colação de Grau Excepcional ou Antecipada e enviar esse formulário e os comprovantes para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Não quero participar da cerimônia de colação tradicional por outros motivos não elencados no tópico anterior, como faço?

O estudante, após a data da cerimônia tradicional, poderá solicitar a Colação de Grau Simplificada. Essa cerimônia ocorre na Unidade Acadêmica e dispensa as vestes do rito, contando apenas com a presença do Diretor ou Vice-diretor da FEF.

Gostaria de continuar estudando na FEF, onde posso encontrar mais informações sobre os programas de pós-graduação?

Na página do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, o estudante poderá encontrar mais informações.