O evento ficou suspenso durante o período de ensino remoto na UnB

Por Jonatas Maia da Costa*

Na última semana, nos dias 2 e 3 de fevereiro, a Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB) retomou um importante evento para o curso de Licenciatura em Educação Física, o Seminário de Prática de Ensino e Estágio. Realizado semestralmente, ele estava suspenso – em seu formato e organização coletiva habitual – durante a ambiência do controle sanitário em face à pandemia da Covid-19. Com o retorno das atividades presenciais, a Comissão de Estágio da Licenciatura promoveu a retomada do evento, que repercute na formação dos estudantes, em especial, na conclusão das atividades de estágio obrigatório do curso.

Seminário de estágio7

Da esquerda para a direita: professores Rosana Amaro, Nayara Costa Araújo, Glauco Falcão de Araújo Filho e Daniel Cantanhede Behmoiras

Neste semestre, o seminário teve como tema “A EDUCAÇÃO FÍSICA E A ESCOLA QUE QUEREMOS”, com o propósito de debater os desafios de se implementar um projeto de escola que suscite a participação coletiva e democrática. Além disso, o evento procurou, pela primeira vez, integrar, na forma de atividades complementares, o Programa de Mestrado Profissional em Educação Física Escolar em Rede (PROEF), no qual a FEF/UnB é polo. A Comissão de Estágio da Licenciatura também encaminhou a atividade como ação de extensão, iniciativa que irá garantir certificação àqueles que participaram do evento.

Seminário de estágio8

Professor Leonardo Lamas e o estudante Henrique Santos, representante do Centro Acadêmico de Edução Física

Programação

A mesa de abertura, que ocorreu na quinta-feira (02/02) pela manhã, contou com uma atividade cultural promovida por dois estudantes da FEF. Na ocasião, o discente Henrique Medeiros recitou uma poesia sobre o tema do evento e foi, na sequência, acompanhado da estudante Anna Luiza Silva, que cantou a música "Me namora", da banda Natiruts.

Seminário de estágio2     Seminário de estágio3

Estudantes Henrique Medeiros e Anna Luiza Silva fazem apresentações culturais na abertura do seminário

Sob à mediação do Prof. Glauco Falcão, os presentes puderam acompanhar as reflexões da Profa. Pâmela Silva e do Prof. Eldernan Dias, ambos egressos da FEF/UnB e atualmente professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pâmela fez mestrado em nosso programa de pós-graduação, assim como Eldernan, hoje doutorando sob à orientação do Prof. Edson Marcelo Húngaro. Segundo os professores, a educação física na escola que se almeja passa, sobretudo, por uma escola que se produz efetivamente de forma coletiva e democrática.

Seminário de estágio4

Mesa de debate "A educação física e a escola que queremos" - Da esquerda para a direita: professores Eldernan dos Santos Dias, Glauco Falcão e Pâmela Quesia da Silva

À tarde, os estudantes puderam vivenciar um conjunto de oficinas e minicurso, ofertados por professores da SEEDF que estão cursando o PROEF. Foi pensando a cultura corporal e sua prática pedagógica na escola que estes professores – Alex Lima, Rafael Sousa, João Paulo Freitas, Antônio Ian Henriques, Evelin dos Santos, David Leonardo Teixeira, Natália Siqueira e Luciane Virgens – desenvolveram temas como a capoeira, a esgrima, os jogos de oposição, a brincadeira de matriz africana e indígena, os jogos eletrônicos e o contexto da Educação Infantil para a educação física.

Seminário de estágio6

Oficina realizada durante o seminário no Centro Olímpico

Na sexta-feira (03/02), pela manhã, o evento reuniu o conjunto de estudantes das disicplinas de estágio para a apresentação de trabalhos produzidos ao longo do semestre e que tinham como tema a própria experiência do estágio na escola. Divididos em salas temáticas (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA), os estudantes debateram as experiências de aprendizagem à luz da prática de ensino por meio do estágio. De consenso, estavam os desafios de tornar possível tal experiência diante de um contexto complexo, como fora o retorno do ensino presencial; o calendário desequalizado (a SEEDF acabava o seu ano letivo quando a UnB começava o seu semestre letivo); a conjuntira política; e a Copa do Mundo.

Em meio as “rodas de conversa”, as reflexões do que tem sido a educação física na educação básica; no intervalo, o Seminário teve a presença de parte da turma de Metodologia da Dança, ministrada pela Profa. Alice Medina. Sob à regência da estudante Amanda Almeida (monitora), quatro grupos de estudantes puderam realizar performances rítmicas elaboradas no interior da disciplina da professora, e que, habitualmente, fazem parte do processo formativo dos estudantes da FEF. A atividade foi mais um esforço da Comissão de Estágio para  integrar as “práticas de ensino” da FEF e que perfazem o currículo da licenciatura em direção à sólida formação para a atuação escolar.

Seminário de estágio5

Compartilhamento de experiências de estágio

Para a Comissão de Estágio da Licenciatura, o evento foi um sucesso e atendeu com êxito os propósitos pedagógicos para os estudantes da FEF. A Comissão deve se reunir em breve em mais uma reunião ordinária – a última deste semestre – a fim de analisar os dados de avaliação do evento, bem como decidir as datas do Seminário para o próximo semestre (2023/1). A intenção é destacar estas datas como “dias letivos” do curso de Licencitura. Desta maneira, estudantes, professores e outros atores da comunidade da FEF poderão se dedicar integralmente à programação do evento.

*Jonatas Maia da Costa é docente na FEF/UnB e coordenador da Comissão de Estágio da Licenciatura em Educação Física