A Faculdade de Educação Física (FEF) tem o orgulho de comunicar que os professores Dr. Iran Junqueira de Castro e Dr.ª Jane Dullius, do quadro efetivo da FEF, completaram, em 2022, 48 e 25 anos de docência, respectivamente, na Universidade de Brasília (UnB). Eles fazem parte da lista de servidores docentes e técnico-administrativos que serão homenageados no dia 26 de outubro pela UnB como Prata, Ouro e Diamante da Casa 2022.

 

Iran JunqueiraO professor Iran Junqueira de Castro é licenciado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), além de mestre em Educação Física pela mesma universidade e doutor em Ciências do Exercício pela University of Iowa, nos Estados Unidos. Foi diretor da FEF/UnB de 1996 a 2006. É também especialista em Basquetebol (1973), Natação (1974), Metodologia do Treinamento (1974) e Fundamentos Científicos de Educação Física (1980). “Minha história de vida se confunde com a da nossa linda universidade. Lá me conheci melhor ao compreender minhas limitações e potencialidades como humano. Tive o prazer de conhecer meus melhores amigos e colegas, o que me levou a ter relacionamentos com eles de ordem acadêmica, afetiva e social. Mais importante ainda, o destino de conhecer minha esposa e com ela constituir minha família de três filhas e quatro netos”, compartilha Iran. “Destaco também a oportunidade que a UnB me proporcionou de aprofundamento no campo da Educação Física em nível de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado”, completa. 

Leia o relato do professor na íntegra aqui.

 

Jane DulliusA professora Jane Dullius é formada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de especialista e mestre em Educação e doutora em Ciências da Saúde pela UnB. Atualmente realiza pós-doutorado no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo (ICT/Unifesp), em São José dos Campos, como integrante do grupo de pesquisa para geração de bomba de insulina brasileira. Desenvolve trabalhos nas áreas de Educação em Saúde, Diabetes, Síndrome Metabólica, Dança, Corporeidade, Educação Física Terapêutica, e Educação Infantil e Educação Física. Coordena o programa de Educação em Diabetes na UnB Doce DESAFIO, promovendo formação de profissionais para a área, pesquisas e extensão no atendimento à comunidade. É também autora do livro Diabetes Mellitus: Saúde, Educação e Atividades Físicas, publicado pela Editora UnB. “Tenho muito que agradecer à UnB e a todo seu corpo docente, discente e administrativo pelas muitas e muitas oportunidades que me proporcionaram, pelos aprendizados, e pelas experiências e vivências que me fizeram crescer e ter orgulho de ser um integrante desse nosso excelente grupo de trabalho, empenho e representação da Educação Física no nosso país”, conta. “Além de companheiros, fiz amigos e reconheço ter auxiliado a muitos e muitos nos seus caminhos de desenvolvimento – e, por isso, agradeço”, constata Jane. 

Leia o relato da professora na íntegra aqui.

 

Cerimônia

A solenidade em homenagem aos servidores Prata, Ouro e Diamante da Casa ocorrerá no dia 26 de outubro, às 14h30, no Auditório da ADUnB. A homenagem aos servidores é uma forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho dedicado à Universidade.

 

Neste ano, os homenageados serão servidores docentes e técnico-administrativos em educação que atendam aos seguintes requisitos: com 25 anos de ingresso na UnB - admitidos no ano de 1997 (Prata da Casa); com 40 anos de ingresso na UnB - admitidos no ano de 1982 (Ouro da Casa); com 45 anos ou mais de ingresso na UnB - admitidos no ano de 1977 ou em anos anteriores (Diamante da Casa); admitidos em anos anteriores que ainda não tenham sido homenageados.