O que são as “25 horas nadando”
O Revezamento 25 horas nadando é um dos maiores e mais perenes eventos da Universidade de Brasília e que preserva ações comunitárias em alto nível, onde crianças, adolescentes, adultos, jovens da terceira idade e, principalmente, pessoas com deficiência, se congraçam em um ambiente de descontração e amizade, caracterizado por atividades esportivas, recreativas e de lazer.

Tudo começou em 1990, com equipe formada por docentes e servidores técnico-administrativos da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília. E não parou mais. Até a última edição foram atendidas mais de 65 mil pessoas. A edição atual será realizada no fim de semana de 03 e 04 de setembro de 2022, com início às 10 horas do sábado e encerramento às 11 horas do domingo, no Parque aquático Professor William Passos do Centro Olímpico da Universidade de Brasília – UnB.

25horasnadando

As equipes devem manter um nadador na água durante as 25 horas do evento

Como acontece
As equipes devem manter um atleta nadando durante as 25 horas de competição. Cada raia deve ter, no mínimo, 100 integrantes, que deverão se revezar, devendo nadar no mínimo 100 e no máximo 500 metros, cada vez que entrarem na piscina. Podem inscrever-se no evento, até cinco equipes em cada uma das oito raias da piscina, sendo que uma delas é reservada a pessoas com deficiência. Durante todo o evento todas pessoas presentes podem participar de atividades esportivas, recreativas e de lazer.

25horasnadando1

2018 – A reitora Márcia Moura e o diretor regional do Sesc/DF José Roberto Macedo
acionando a sirene para início do 25º Revezamento 25 Horas Nadando

Por quê é importante
O 25 Horas Nadando destaca-se em nível local, regional, nacional e até internacional, estando inserido no calendário de atividades da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, constituindo-se num veículo de grande influência no cenário da natação.

Quem participa
O revezamento recebe praticantes da natação, amigos e familiares. Também atrai milhares de pessoas pelo caráter social, que é um verdadeiro ponto de encontro dos Brasilienses durante esse final de semana especial. É importante ressaltar que, para boa parte dos participantes, a presença não se dá em busca de resultados, mas pela confraternização e lazer durante toda a duração do evento.

O acesso ao evento é gratuito e os integrantes da UnB podem se inscrever e participar do revezamento sem custos. Para os demais que desejarem nadar a inscrição será a doação de um kit escolar, com o valor médio de R$ 20,00, destinado ao Programa Mesa Brasil do Sesc-DF, que atende entidades e instituições sociais cadastradas que abrigam pessoas em situação de insegurança e vulnerabilidade social.

25horasnadando2

À noite o evento fica ainda mais interessante, com apresentações de bandas de música e outras atrações

A raia especial para pessoas com deficiência
A raia exclusiva para pessoas com deficiência e demais necessidades especiais é um show à parte, que permite a participação plena no revezamento. Além disso, podem se integrar em todas as demais atividades do evento.

25horasnadando3

O evento destina uma raia exclusiva para pessoas com deficiência

Atrações e premiações
Ao longo de 25 horas acontecerão diversas atividades lúdicas, tais como: gincanas; shows musicais; apresentação de filmes e vídeos em telão de LED; jogos recreativos de polo aquático; apresentações diversas; além de jogos de pebolim, ping-pong, xadrez gigante, dentre outros.

São premiados com troféus todas as equipes participantes e individualmente, nadador com a maior idade, nadador com a menor idade, nadador com o maior metragem nadada, sendo sempre para os sexos feminino e masculino.

25horasnadando4 25horasnadando5

Diversas atividades recreativas e de lazer são oferecidas aos presentes

Onde chegou o Revezamento 25 horas Nadando
Conhecido em todo o território brasileiro e em diversos países da América do Sul, em 1996 foi apresentado em Congresso Mundial de Educação Física realizado em Portugal. O Revezamento Aquático 25 horas Nadando foi reconhecido em 2018 com um selo oficial dos Correios, sendo o primeiro projeto da Faculdade de Educação Física da UnB a obter esse feito.

25horasnadando6

2018 – Selo alusivo às 25 edições do Revezamento 25 Horas Nadando

O que é oferecido para os participantes
• Vila para acomodar os atletas;
• Área de alimentação rápida;
• Atividades recreativas e de lazer;
◦ Gincanas, Sessão de Vídeo, Música Ambiente, Atividades Físicas diversas.

25horasnadando7

A “Vila dos Atletas” que acolhe os nadadores durante as 25 horas

Previsão de presença de público
Existe a previsão de cerca de 1.100 nadadores e 1.500 pessoas acompanharão todo o desenrolar do evento. O público constitui-se em importante parcela das classes média e média-alta da comunidade do Distrito Federal, com alto poder de consumo. A organização realizará um controle da entrada de pessoas ao Centro Olímpico durante o revezamento, visando uma apuração correta do número de pessoas que comparecerem.

Divulgação na mídia
Com o diferencial de ser um evento sem fins lucrativos e direcionado para a comunidade que participa e usufrui de tudo o que é realizado, o revezamento tem sido fartamente divulgado nas redes sociais e veículos tradicionais de comunicação.

Quem organiza
O evento é organizado pelo GESPORTE da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília, com coordenação do Professor Paulo Henrique Azevêdo, contando com a excelente parceria do Sesc/DF.

25horasnadando8

Equipe da Universidade de Brasília e do Sesc que organiza o evento