Por Ingrid Dittrich Wiggers e Alessandra Pessoa Coimbra

Aconteceu no sábado, dia 16 de julho de 2022, nas instalações da Faculdade de Educação Física - FEF o "II Encontro dos Ex-tudantes da Educação Física da UnB". O encontro dos estudantes pioneiros havia sido adiado por mais de dois anos, por causa da pandemia, mas coincidiu com o ano de jubileu do curso de graduação em Educação Física, fato que o transformou em um dia especial.

Encontro dos Ex tudantes1

Comunidade da FEF reunida no "II Encontro dos Ex-tudantes de Educação Física da UnB", em 16/07/2022 (Fotografia de Janete Miranda Barroso)

Uma comissão de oito estudantes pioneiros, residentes em diversas regiões e até fora do país, assumiu o protagonismo da organização do evento. A atuação desse grupo ilustra o alcance do currículo daquele período, abrangendo tanto a formação específica da área como experiências no âmbito da sociabilidade, afetividade, política e engajamento, que marcaram a sua trajetória profissional, demonstrando a excelência de sua formação realizada na UnB, há cinco décadas.

Na chegada, o público foi recebido à moda antiga, com um apetitoso café da manhã. Em seguida, o pioneiro Joaquim Carlos M. Fernandes, mestre de cerimônia, abriu o encontro dizendo: "Nós começamos, exatamente há dois meses atrás, a reunir essa comissão. Vieram as memórias de brincadeiras, de jogos, de disputas… Nós fomos criados, instruídos pelos nossos professores a sermos decisores, conhecedores, multiplicadores. Então, sentimos isso com muita força, o que trás para nós muita emoção".

Essas palavras provocaram orgulho nos professores pioneiros presentes: Solange de Cássia Elias Passos, Maria Rute Jácome de Campos Cavalcanti, Osmar Riehl, Iran Junqueira de Castro, bem como D. Helena Pessoa Cantarino e familiares que representaram o Prof. Mário Ribeiro Cantarino Filho (in memoriam). A Profa. Solange expressou "de improviso" a admiração por aquele grupo, entre os quais há os que vieram a se tornar professores da FEF, como o Prof. Aldo Antônio de Azevedo, que compareceu ao evento. Ela lembrou também com carinho da atuação e do compromisso dos servidores técnico-administrativos dos primeiros anos de funcionamento do curso, agradecendo a sua presença.

Encontro dos Ex tudantes2

Da esquerda para a direita - Maria Rute, Japson, Solange, Martim e Iran na solenidade de descerramento da placa dos estudantes pioneiros (Fotografia de Pilar de Freitas Custódio)

Japson Macêdo de Almeida Filho, escolhido para atuar como orador dos estudantes pioneiros, em seu discurso emocionado destacou que "um país sem memória não vai prá canto nenhum". O seu sonho foi realizado, pois como parte do encontro foi descerrada uma placa com o nome dos estudantes pioneiros da Educação Física da UnB, que colaram grau nos cinco primeiros anos de funcionamento do curso. Ele próprio fez parte do pequeno grupo de cinco alunos que se graduaram em 16 de dezembro de 1976, na primeira turma.

Encontro dos Ex tudantes3

Da esquerda para a direita - Nivaldo, Dalzir, Jennifer e  Maria Rute. Ao centro - Alexandre plantando uma árvore na área verde do CO. (Fotografia de Janete Miranda Barroso)

Na continuidade do encontro os participantes plantaram cinco árvores típicas do cerrado na área verde do Centro Olímpico, sob a orientação do pioneiro José Ivan Mayer de Aquino, representando os cinquenta anos de funcionamento do curso, comemorado em 2022.

Encontro dos Ex tudantes4

Família Cantarino. Da esquerda para a direita - D. Helena, Marilena, Felipe e Camila (Fotografia de Alessandra Pessoa Coimbra)

A festa continuou no Minas Tênis Clube com um churrasco solidário promovido pelos organizadores, que aproveitaram o momento para recolher alimentos para doação.

Foi um evento concorrido, que contou com a ilustre presença do atual diretor da FEF, Prof. Martim Francisco Bottaro Marques, além de ex-diretores, ex-chefes do Centro Olímpico, professores da ativa, representantes do Centro Acadêmico de Educação Física, servidores técnico-administrativos, bem como familiares de professores in memoriam. Sorrisos, abraços, lembranças, memórias e o sentimento de admiração mútua marcaram esse dia especial.

Ao concluir a cerimônia, Joaquim reforçou que "é possível a gente se reunir, manter a nossa memória e buscar esses reencontros". A expectativa de novos encontros dos Ex-tudantes de Educação Física da UnB nos incentiva a continuar o trabalho de história no Centro de Memória Profa. Maria Helena Siqueira - CEMEFEF/UnB.

Encontro dos Ex tudantes5

João Bosco e Lídia, preenchendo o termo de doação do acervo pessoal ao CEMEFEF/UnB, com auxílio do estagiário Árisson (Fotografia de Pilar de Freitas Custódio)

Agradecimentos

• Registramos o recebimento da carta de agradecimento dos estudantes pioneiros ao CEMEFEF/UnB.
  • Materiais de acervos pessoais têm significado para a memória coletiva, pois servirão para, gradativamente, recuperarmos a história dos primeiros anos de funcionamento do curso de Educação Física na UnB. Consulte o site do CEMEFEF/UnB e doe o seu acervo! Agradecemos aos amigos do CEMEFEF/UnB pelos documentos, fotografias e livros doados nesse dia: Alexandre Moraes de Mello, Japson Macêdo de Almeida Filho, João Bosco de Souza Natal, Juçara Soares Schweigler, Lídia Said de Lavor, Osmar Riehl, Sarah Frances Numm Monteiro e Raimundo Tadeu M. Monteiro.