Pesquisadores do Laboratório de Fisiologia Integrativa (NeuroV̇ASQ̇) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade de Brasília (UnB) descobriram que o medicamento para ansiedade Diazepam aumenta a variabilidade da pressão arterial em adultos jovens. A descoberta foi publicada em formato de artigo no periódico norte-americano American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, e selecionada como publicação destaque do mês de junho pela American Physiological Society.

 

Efeito Diazepam

Imagem: Reprodução

 

Segundo os pesquisadores, a variabilidade da pressão arterial aumentada, uma medida feita a cada batimento cardíaco, está fortemente associada com diferentes doenças cardiovasculares e lesão de órgãos-alvo (coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos). O achado que o Diazepam aumentou a variabilidade da pressão arterial batimento-a-batimento pode potencialmente revelar um novo efeito colateral dos benzodiazepínicos. “Os benzodiazepínicos são os medicamentos prescritos com maior frequência para os distúrbios de ansiedade. Entretanto, o uso prolongado e seus efeitos colaterais se tornaram um problema de saúde pública”, observa o professor da FEF e coordenador do NeuroV̇ASQ̇, Lauro Vianna.

 

O artigo, intitulado Potentiation of GABAergic synaptic transmission by diazepam acutely increases resting beat-to-beat blood pressure variability in young adults, é assinado pelos cientistas André Teixeira, egresso do PPGEF-UnB que liderou a pesquisa, Massimo Nardone, Milena Samora, Igor Fernandes, Plinio Ramos, Jeann Sabino-Carvalho, Djalma Ricardo, Philip Millar, além de Vianna. Clique aqui para lê-lo na íntegra.

 

NeuroV̇ASQ̇

O Laboratório de Fisiologia Integrativa (NeuroV̇ASQ̇), localizado no subsolo do prédio da FEF, investiga os mecanismos de controle cardio e cerebrovascular em repouso e durante o exercício em humanos saudáveis, bem como em pacientes com diversas condições patofisiológicas, com ênfase específica sobre os determinantes hemodinâmicos da pressão arterial e seu controle via barorreflexo e o reflexo pressor do exercício.