Posse PH ABEF1

O professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (FEF/UnB) Dr. Paulo Henrique Azevêdo tomou posse, na última sexta-feira (18/03), como acadêmico imortal da Academia Brasileira de Educação Física (ABEF). O docente passa a ocupar a Cadeira nº 8, cujo patrono é o professor Inezil Penna Marinho (1915-1987), profissional de Educação Física, advogado e filósofo, delegado da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) no Distrito Federal. A solenidade ocorreu no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Confira abaixo uma seleção de fotos do evento:

Carreira

Paulo Henrique é professor associado IV da UnB, onde atua desde 1994. Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Dom Bosco de Educação Física (1985), graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco (1982), graduação em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (1990), mestrado em Administração pela UnB (2002) e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB (2004). Foi membro de notório saber esportivo do Conselho de Educação Física Esporte e Lazer do Distrito Federal (2012-2018) e avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação. Orientador do mestrado da Universidade de Évora, Portugal, como professor convidado. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em gestão do esporte, esporte, gestão da carreira profissional e formação acadêmica. Idealizou e coordena o Laboratório de Pesquisa sobre Gestão do Esporte (GESPORTE). Foi um dos criadores e Coordenador Geral do Programa Escola Internacional de Futebol da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (EIF-CPLP). Coordenou 132 eventos técnico-científicos internacionais, nacionais e regionais.

Posse PH ABEF2

ABEF

Atualmente, no Brasil, existem cerca de 600.000 profissionais de Educação Física registrados no Conselho Federal de Educação Física (Confef), desses, 41 ocupam as cadeiras da Academia Brasileira de Educação Física. A ABEF tem por finalidade preservar a história, a memória da Educação Física e o acervo de seus membros, bem como fomentar e incentivar o desenvolvimento da literatura da Educação Física e produção de pesquisas. Possui 41 cadeiras que recebem os nomes dos Patronos que foram Delegados da Federação Internacional de Educação Física (FIEP) e já falecidos. Cada cadeira possui um número e é ocupada em vida por Acadêmico Imortal de notável conhecimento e papel histórico para a Educação Física Brasileira.