Higor Ramos Ferreira receberá prêmio pela Grande Área Saúde e Vida

Indicado ao Prêmio Destaque PIBIC 2020/2021 o estudante Higor Ramos Ferreira, da Licenciatura em Educação Física, obtém reconhecimento pela qualidade da pesquisa desenvolvida ao longo de um ano. O plano de trabalho intitulado "Minha brincadeira preferida: uma interpretação comparativa" foi orientado pela Profa. Dra. Ingrid Dittrich Wiggers.

Prmio Destaque PIBIC site 2

A pesquisa de Higor se situa na Grande Área "Saúde e Vida", estabelecendo interfaces entre a educação física e os estudos da infância, sob abordagem metodológica comparada. O objetivo do trabalho é identificar e interpretar brincadeiras preferidas de crianças, a partir dos desenhos infantis de pesquisas realizadas no âmbito escolar, com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em duas cidades, Brasília e Campinas. Com base nos desenhos das crianças foi evidenciada a presença das brincadeiras tradicionais como as preferidas, tendo em vista as características culturais de cada contexto regional (Desenho 1). Brincadeiras alusivas aos esportes também foram representadas (Desenho 2), além da influência da mídia (Desenho 3), ressaltando uma diversidade de corpos brincantes no cotidiano das infâncias. Desse modo, compreender as brincadeiras e os desenhos como atividades típicas da infância possibilita uma aproximação das culturas infantis.

Desenho 1 - Brincadeira de esconde-esconde          WhatsApp Image 2021 12 02 at 150240Fonte: Tese de doutorado de Flávia M. Ferreira,

defendida no PPGE/UnB, em 2020.

Desenho 2 - Futebol.    WhatsApp Image 2021 12 02 at 150255

Fonte: Tese de doutorado de Aldecilene C. Barreto,

defendida no PPGEF/UnB, em 2018.

Desenho 3 - Super-herói.

WhatsApp Image 2021 12 02 at 150308

Fonte: Tese de doutorado de Aldecilene C. Barreto,

defendida no PPGEF/UnB, em 2018.

Os resultados da pesquisa de Higor vêm sendo divulgados em eventos científicos, como o XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE, bem como o VII Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias - GRUPECI, tendo uma repercussão significativa.  O plano de trabalho integra um projeto mais amplo, do qual participam pesquisadores de pós-doutorado, estudantes de mestrado e doutorado, além de outros de graduação, integrantes do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação, sob financiamento da FAP/DF.

CONVITE

A Cerimônia de Premiação do 27º Congresso de Iniciação Científica da UnB e do 18º Congresso de Iniciação Científica do DF será realizada no dia 06/12/2021 às 15 horas em plataforma virtual e transmitida pelos Canais do Youtube das TVs das instituições organizadoras do Congresso. A lista dos indicados está disponível em proic.unb.br

AUDIOVISUAL

• Assista ao vídeo apresentado no 27o Congresso de Iniciação Científica.
  • Assista a playlist divulgada durante a Semana Universitária 2021, sob título "O desenho infantil nas frestas da memória das crianças".

CONTATO

Se você está interessado em atuar no projeto de pesquisa sobre desenhos infantis coordenado pela Profa. Ingrid D. Wiggers, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e apresente uma breve carta de intenções, bem como seu currículo Lattes. As reuniões de trabalho com a equipe do projeto se realizam às terças-feiras no turno vespertino.