Por Prof.ª Dr.ª Marisete Peralta Safons*

Quando fui ao CO pela primeira vez em meados dos anos oitenta a sala do Dojô não tinha as paredes de divisórias que dão para o corredor. Era um vão livre e belo de uma sala de ginástica e artes marciais.

Onde hoje são as salas de aula, grupos de estudo, sala de dança, massoterapia e parte administrativa era uma cobertura de concreto, coberta de grama seca (na minha lembrança).

Onde hoje é sala de musculação, GEPAFI e sala do Roberto, era a parte administrativa e havia ali dois banheiros que atendiam aos servidores das secretarias.

Os vestiários tinham na entrada um Guarda Volumes com escaninhos de Madeira onde ficavam os pertences dos estudantes que frequentavam o CO. Os boxes dos chuveiros frios eram arredondados e feitos de concreto. Havia bancos também de concreto no meio dos vestiários.

O ginásio mudou muito pouco perdeu os espaldares, os bancos de madeira que separavam uma quadra da outra, ganhou novos equipamentos esportivos, nova iluminação e um piso que ainda não convence.

No horário de 12 às 14hs o parque aquático era aberto a toda comunidade interna e externa da UnB, as piscinas ficavam cheias de estudantes tomando sol, nadando, conversando, lendo...

A casa de máquinas era muito antiga e vivia dando problema. Mas mesmo assim os três espelhos d’água funcionavam, graças aos incansáveis esforços dos servidores na época. Seu Osvaldo (já falecido) era um dos anjos da guarda da casa de máquinas.

Onde é hoje o Doce Desafio, Copa e GESPORTE, era o bar da Nicinha. Vendia todo tipo de lanche e a cerveja era sempre bem gelada. O CO era um clube de 12 as 14hs e o happy hour era também muito animado.

Ao meio dia, no campo de futebol o evento esportivo era a pelada dos servidores. Tivesse sol, seca rajando ou chuva, a pelada acontecia.

A atual FEF era Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Saúde. Aquele pátio verde na frente dos laboratórios e do atual mezanino, já foi uma quadra de basquete nos primórdios e onde hoje são laboratórios já foi uma sala de ginástica artística.

No CO as quadras externas eram quase todas ocupadas com as aulas das PDs e o Projeto de Extensão Oficinas Infantis de Atividades Esportivas, coordenado pela Profa. Ana Maria Lapa chegou a atender mais de 800 crianças nas instalações do CO.

Toda semana bem cedinho eu passava pela pista de atletismo pra encontrar o velho Canta.  Não foram raras as vezes que encontrei o Cantarino varrendo as folhas dos bambuzais das escadarias. Lá o velho prescrevia e acompanhava o treino dos seus atletas.  Não é atoa que suas cinzas estão plantadas voltadas pra pista, como se ainda hoje, sua alma cuidasse daquele lugar.

É no Centro Olímpico que a Educação Física pulsa e que nossos objetos de estudo se concretizam. Parabéns CO, desejo que continues a ser o espaço mais democrático e vivido da Universidade de Brasília.

*Marisete Peralta Safons é Professora na Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília – FEF/UnB. Em 2015, realizou um outro estágio técnico na Faculdade do Desporto da Universidade do Porto em Portugal, no Centro de Investigação em Atividade Física e Saúde. Em 2018, visita técnica na Universidade de Évora - PT para conhecer as pesquisas com idosos da referida universidade. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Física para Idosos (GEPAFI). Tem focado seus estudos nas dimensões biopsicossociais do exercício físico para idosos. Coordena desde 1997 um programa de extensão de exercício físico para idosos.