CO 50anos SeloComemorativo cor

Toda memória é coletiva, e como tal, ela constitui um elemento essencial da identidade, da percepção de si e dos outros
(HALBWACHS)

Um dos principais resultados do trabalho do Centro de Memória da Faculdade de Educação Física – CEMEFEF foi o desenho de uma linha do tempo da FEF, onde se destacam pontos que formam um conjunto de efemérides, num breve intervalo de tempo, entre 2021 e 2022. A Educação Física fez parte do projeto original de criação da UnB, em 1962. Contudo, a construção do Centro Olímpico, inaugurado em 1971, bem como a implantação do Curso de Graduação em Educação Física, no ano seguinte, representam o impulso determinante para os acontecimentos que se seguiram.

Efemérides3

As atividades do CEMEFEF vêm sendo desenvolvidas por meio de um projeto de pesquisa de pós-doutorado, sob a nossa responsabilidade, desde 2018.  Esse projeto se desdobrou em uma proposta de extensão, contando com a participação de vários docentes.

O delineamento do trabalho seguiu três passos articulados entre si. Em primeiro lugar, foram gravados em vídeo depoimentos de professores e estudantes pioneiros. A história oral se justifica, porque o passado da FEF é recente, o que possibilita a tomada de testemunhos de quem viveu os primeiros anos de implantação da Educação Física na UnB. A partir dos relatos dos pioneiros, o CEMEFEF iniciou um processo de recepção de fontes impressas e iconográficas, além de manuscritos e objetos doados pelos pioneiros. Por último, esse trabalho de produção de fontes tem sido articulado, considerando aspectos da história da educação física, esporte e lazer, levando-nos a resultados e análises históricas de cunho original no contexto da UnB.

Convidamos a todos a acompanhar as diversas atividades comemorativas que deverão acontecer a partir do segundo semestre de 2021, motivando os estudantes a se engajarem ao lado de professores e servidores técnico-administrativos. Entre essas se destacam atividades no âmbito da SEMUNI 2021, cujo tema na FEF é "O Centro Olímpico é movimento e vida para toda a UnB", da campanha UnB 60 anos, bem como a sessão solene do Conselho da FEF em comemoração aos 50 anos do Centro Olímpico, prevista em modo on-line para o dia 8 de setembro próximo.

As atividades do CEMEFEF também foram impactadas pela pandemia e sem a parceria de diversos setores da nossa unidade, dos estudantes e professores, tanto daqueles que ainda se encontram em atividade, como dos pioneiros, além de seus familiares, dificilmente teríamos conseguido dar seguimento ao projeto. Por isso, registramos nossos agradecimentos a todos que tem se engajado na recuperação da memória da FEF, dedicando seu tempo e colaborando com prestação de informações, organização de eventos, realização de entrevistas, bem como juntada de documentos e fotografias.

A memória tem um poder de construir identidades de grupos e instituições. Ao reconstruir o passado a partir da história vivida, construímos nossa própria identidade. Construir histórias a partir de memórias do passado, além de manter a coesão interna dos grupos e das instituições na sociedade, define o lugar da instituição na história. Por isso, a participação da comunidade da FEF se torna imprescindível nesse processo.

Brasília, 19 de julho de 2021

Clique aqui para baixar o selo comemorativo dos 50 anos do CO, além de assinaturas comemorativas das outras datas e papéis de parede para celular e computador.