A Faculdade de Educação Física apresenta mais uma matéria da série LabFEF, em que conhecemos juntos todo mês um dos laboratórios da nossa faculdade. Se você é aluno(a) da UnB ou não, mas tem interesse em saber mais e, quem sabe, participar dos nossos projetos de pesquisa e extensão, fique ligado. Hoje conheceremos o laboratório do Grupo de Estudo em Educação Física e Saúde Coletiva (GE EFSC).

Localizado em frente ao Pátio Branco da FEF, o laboratório do GE EFSC é coordenado pela Prof.ª Dr.ª Júlia Aparecida Devidé Nogueira e conta com uma equipe formada por pesquisadores e estudantes, desde a graduação até estágio pós-doutoral. No momento, devido às medidas de segurança para o combate da pandemia do coronavírus, todas as reuniões do grupo estão sendo realizadas virtualmente.

O GE EFSC propõe reflexões e intervenções acerca de objetos, temas e fenômenos que se desenvolvem nas interfaces dos campos da Educação Física e da Saúde Coletiva utilizando, majoritariamente, referenciais teóricos ligados às ciências sociais e humanas e à pesquisa qualitativa. O enfoque das reflexões é sobre o papel da Educação Física na Promoção da Saúde, tanto nos campos de pesquisa como nos processos práticos de formação em saúde em que são vivenciados.

“O aprimoramento de uma análise crítica da realidade faz saltar aos olhos a necessidade de avanço na promoção da saúde como prática fundamentada na ética em defesa da vida, o que, sob nossa perspectiva, passa sobretudo pela redução das imensas iniquidades no Brasil e no mundo”, compartilha a Prof.ª Júlia.

Atualmente, o grupo trabalha no macroprojeto de pesquisa “Universidades e Escolas Promotoras de Saúde”. Nele, busca-se compreender os espaços de formação (escola e universidade) como locais privilegiados de vivências, experiências e aprendizados em saúde a partir das relações com a cultura corporal do movimento humano, integrando elementos da vida social à produção de subjetividades dos sujeitos da prática.

Além disso, o GE EFSC se dedica a identificar, conhecer, analisar e propor: políticas e programas institucionais e práticas promotoras de saúde; aspectos avaliativos em promoção da saúde; e percepções e vivencias relacionadas à promoção da saúde e à formação profissional em saúde, de forma a contribuir para a articulação de agendas entre ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Projetos

Atualmente, o grupo conduz projetos em vários níveis, desde trabalhos de conclusão de curso até teses de doutorado. Confira alguns temas estudados:

• Práticas corporais e atividades físicas como eixo de ação no Programa Saúde na Escola;
  • Saúde de professores universitários da Educação Física e o autocuidado apoiado;
  • Universidade de Brasília como promotora de saúde;
  • Relação entre saúde e práticas corporais com aspectos socioambientais em escolares de comunidade ribeirinha;
  • Saúde e estilo de vida: situação, vivências e percepções de universitários de cursos da área de saúde;
  • Qualidade de vida de universitários da Educação Física;
  • A Faculdade de Ciências da Saúde e o Sistema Saúde Escola Saudável;
  • Mobilidade ativa e o desenvolvimento sustentável.

Interessados em participar das atividades do laboratório pode entrar em contato com a coordenadora pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..