Olá, estudantes de graduação formandos ou formados do semestre de 2020.2! Nesta publicação iremos tentar sanar algumas dúvidas frequentes sobre o processo de colação de grau e emissão de diploma.

Mas, antes de começar, deixa eu te fazer uma pergunta: você já enviou o seu TCC e o Termo de Autorização da BCE para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.? Lembrando que o estudante tem 15 dias depois da apresentação de seu TCC para nos enviar esses documentos. Não fez ainda? Confira as orientações aqui.

Já enviei meu TCC e estou com o status FORMANDO no SIGAA, o que eu faço?

Os que ainda estão com os status FORMANDO no SIGAA devem checar seus históricos para observar se o status irá mudar para FORMADO depois do dia 6 de junho. Caso não haja essa mudança, verifique as possíveis pendências no seu histórico e mande um e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para verificar as possíveis causas.

No meu histórico consta que tenho pendências no ENADE, o que fazer?

Já estou com o status FORMADO, o que eu faço agora?

Agora o estudante deverá aguardar a definição da data da formatura. Uma Comissão de Formatura foi criada (confira aqui o link do grupo de whatsapp dos formandos) e logo os estudantes serão avisados dos procedimentos necessários para participar da Colação de Grau tradicional. Nesse ínterim, o estudante já pode solicitar a validação do seu Diploma no SIGAA, seguindo os passos abaixo:

• Efetuar login no SIGAA (Portal do Discente)
  • Ir em "Ensino"
  • Ir em "Solicitar validação de documentos para registro de diplomas" e anexar os documentos:
  1. RG ou CNH;
  2. Certificado do Ensino Médio ou do Ensino Superior (para alunos com ingresso portador de diploma);
  3. Histórico Escolar do Ensino Médio ou do Ensino Superior (para alunos com ingresso portador de diploma).
  • Clicar em "submeter".

*Informamos que esse procedimento de validação de documentos é imprescindível para a etapa de registro e emissão de diplomas da graduação, sendo assim, todos os discentes formandos deverão realizá-lo.

Lembrando que depois da Cerimônia de Colação de Grau e assinatura da ata, ainda haverá um prazo de 20 dias para a confecção do diploma digital, que poderá ser retirado através do site: https://servicos.unb.br/publico/#/validardiploma

Preciso de uma declaração que conste a data da formatura para que eu me registre no CREF, onde eu solicito?

Quando a data da formatura for selecionada, envie um e-mail para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que iremos te enviar uma declaração com a data. No entanto, não é possível que essa declaração seja emitida antes de a data ser escolhida.

Não poderei participar da colação de grau tradicional ou não quero, o que posso fazer?

Caso o estudante queira antecipar a colocação de grau por algum dos motivos elencados abaixo, ele deve solicitar a Colação de Grau Excepcional ou Antecipada, os requisitos são:

I. Aprovação em processo de admissão em programa de pós-graduação, ou inscrição em processo seletivo de igual grau, mediante comprovação da obrigatoriedade da outorga por parte da instituição para a qual o formando pretende se submeter;

II. Posse em cargo ou emprego público, com publicação de resultado no Diário Oficial da respectiva nomeação ou convocação da instituição para etapas classificatórias subsequentes;

III. Registro em conselho de classe, como condicional aos casos citados nos incisos I e II;

IV. Mudança de estado ou de país, com apresentação de comprovante de endereço em outra localidade no nome do formando;

V. Transferência ex officio, mediante apresentação de documentação comprobatória;

VI. Doenças impeditivas, mediante apresentação de atestado médico.

O estudante deverá preencher o Formulário de Solicitação de Colação de Grau Excepcional ou Antecipada e enviar esse formulário e os comprovantes para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Não quero participar da cerimônia de colação tradicional por outros motivos não elencados no tópico anterior, como faço?

O estudante, após a data da cerimônia tradicional, poderá solicitar a Colação de Grau Simplificada. Essa cerimônia ocorre na Unidade Acadêmica e dispensa as vestes do rito, contando apenas com a presença do Diretor ou Vice-diretor da FEF.

*Devido à pandemia, a Colação de Grau Simplificada poderá ser realizada na Secretaria de Graduação com apenas a assinatura da Ata de Colação de Grau, dispensando cerimônia de colação de grau por meio de videoconferência.

Gostaria de continuar estudando na FEF, onde posso encontrar mais informações sobre os programas de pós-graduação?

Na página do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, o estudante poderá encontrar mais informações.

Secretaria de Graduação da FEF