A Faculdade de Educação Física apresenta mais uma matéria da série LabFEF, em que conhecemos juntos todo mês um dos laboratórios da nossa faculdade. Se você é aluno(a) da UnB ou não, mas tem interesse em saber mais e, quem sabe, participar dos nossos projetos de pesquisa e extensão, fique ligado. Hoje conheceremos o Laboratório de Fisiologia Integrativa (NeuroV̇ASQ̇).

Coordenado pelo Prof. Dr. Lauro Casqueiro Vianna, o NeuroV̇ASQ̇ investiga os mecanismos de controle cardio e cerebrovascular em repouso e durante o exercício em humanos saudáveis, bem como em pacientes com diversas condições patofisiológicas, com ênfase específica sobre os determinantes hemodinâmicos da pressão arterial e seu controle via barorreflexo e o reflexo pressor do exercício.

Atualmente, compõem a equipe do laboratório três alunas de Iniciação Científica — Júlia Dutra, Liliana de la Piedra e Marcela Sousa —, seis alunos de Mestrado — Fabrício da Silva, Camilla Melo, Taís Gollo, Rafael Peixoto, Adamor Lima e Gustavo Lopes — e três alunos de Doutorado — Jeann Sabino-Carvalho, Fernanda Teles e Rosa Diaz. Todos sob orientação do Prof. Lauro. Os projetos de pesquisa e extensão em andamento no laboratório se desenvolvem dentro das seguintes temáticas:

• Impacto do desuso muscular na função endotelial medida via FMD.
  • Impacto do desuso muscular na recuperação da frequência cardíaca pós-exercício.
  • Impacto do desuso muscular nas respostas de pressão arterial durante o exercício físico.
  • Vasodilatação de início rápido em pacientes com insuficiência cardíaca: efeitos de terapia de calor.
  • Função autonômica em mulheres com Síndrome de Ehlers-Danlos hipermóvel.
  • Estimulação transcutânea do nervo vago e barorreflexo cardíaco em mulheres saudáveis.
  • Impacto da estimulação elétrica não-invasiva do nervo vago no controle da pressão arterial em pacientes com Doença de Parkinson.
  • Controle neurovascular e respiratório em repouso e durante o exercício em pacientes com Doença de Parkinson.
  • Envelhecimento e força isométrica máxima.

NeuroVASQ1 NeuroVASQ2

NeuroVASQ3 NeuroVASQ4

Como participar?

Estudantes de Graduação — Interessados em se envolver com as atividades do laboratório podem se matricular nas disciplinas Projeto de Pesquisa em Educação Física 1, 2, 3 e 4 ou Projeto de Extensão em Educação Física 1 e 2 nas turmas ofertadas pelo Prof. Lauro. Há ainda a possibilidade de vínculo por meio da Iniciação Científica, programa pelo qual o estudante pode ter contato com a prática do método científico e aprofundar-se em determinados temas de interesse. A Iniciação Científica possui as modalidades remunerada e voluntária, saiba mais acessando o site do ProIC.

Estudantes de Pós-Graduação — O Prof. Lauro orienta alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado e é cadastrado como orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UnB) e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM/UnB) que realizam seleções de novos alunos anual e semestralmente, respectivamente. Para ficar de olho nas seleções, acompanhe os sites do PPGEF e do PPGCM.

Voluntário de pesquisa – A participação é dependente dos projetos de pesquisa em execução. Cada projeto possui sua própria delimitação de seleção de voluntários. Os projetos costumam ser divulgados para seleção de voluntários na própria faculdade, ou em locais nos quais se concentram grupos especiais, quando este é o foco do estudo. Pela participação voluntária, estudantes de graduação recebem um comprovante de participação referente às horas despendidas que pode ser utilizado como comprovante de horas complementares para seu currículo.

Além disso, o grupo se reúne semanalmente às sextas-feiras pela tarde para a realização de um jornal club cuja participação é aberta a todos. Interessados podem entrar em contato diretamente com membros do laboratório ou por meio das redes sociais. Durante o período de pandemia, as reuniões têm ocorrido de forma exclusivamente online.

Localização

O NeuroV̇ASQ̇ fica no subsolo do prédio da Faculdade de Educação Física e funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h*. É possível entrar em contato com a equipe, fora do período de pandemia, presencialmente no próprio laboratório ou por contato telefônico em (61) 3107-2542. No período de pandemia, o contato está sendo realizado exclusivamente por meio das redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, ResearchGate e Glunis.

*Tendo em vista as medidas de segurança adotadas no combate à pandemia do coronavírus, os horários de funcionamento podem variar. Para mais informações, entrar em contato diretamente com o coordenador do laboratório.