A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) da Universidade de Brasília preparou um documento para tirar dúvidas e orientar os novos alunos ingressantes na UnB. Confira abaixo:

 

Você é calouro(a) na UnB?

 

Por conta da Pandemia de COVID-19, o segundo semestre acadêmico de 2020 só se iniciará em 01 de fevereiro de 2021. Se você está ingressando na Universidade de Brasília justamente nesse semestre atípico, aí vão algumas informações importantes:

 

- Para sua segurança, as aulas nesse semestre ocorrerão de forma não presencial. Aquelas que não puderem ser realizadas nessa modalidade terão sua oferta adiada para quando for adequado o retorno às atividades presenciais.

 

- A UnB possui uma plataforma que abriga as disciplinas nesse formato remoto, é chamada APRENDER 3. Não se preocupe, você será cadastrado automaticamente na plataforma ou receberá um e-mail com instruções e senha de acesso. Alguns professores usam plataformas alternativas, nesse caso as instruções também chegarão por e-mail.

 

- Fique atento, toda comunicação com os professores e coordenadores de curso ocorrerá por e-mail. Você terá acesso a uma conta institucional de e-mail (daremos mais informações a respeito em breve), mas por hora utilizaremos o endereço fornecido por você durante o registro.

 

- A primeira semana do período letivo é de adaptação às plataformas, por isso, não se preocupe se não tiver acesso ao ambiente da disciplina logo no primeiro dia, haverá tempo para providenciar o acesso e se ambientar, sem que isso implique em atrasos ou ausências. 

 

- Para saber em que disciplinas está matriculado(a), é só entrar no Portal do Aluno, no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Você pode acessar o portal pelo link https://sig.unb.br/sigaa/verTelaLogin.do, mas precisará do seu número de matrícula. Lá você também terá acesso ao contato do professor. Ainda não sabe seu número de matrícula? Leia com atenção as informações nos próximos itens.

 

Ingressou pelo PAS?

 

- Se sua forma de ingresso na UnB foi o PAS, você já deve ter recebido um e-mail informando em que disciplinas foi matriculado, e já pode acessar o Portal do Aluno.

 

- Não lembra seu número de matrícula? Você pode recuperá-lo pelo link abaixo:

https://servicos.unb.br/publico/#/recuperarsenha

 

- Não recebeu e-mail algum ou não conseguiu recuperar o número de matrícula? Nesse caso é possível que haja um erro no endereço de e-mail cadastrado em seu registro, e você não está recebendo os avisos. Isso pode ser corrigido pela SAA (Secretaria de Administração Acadêmica) através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

- Tem alguma dúvida específica sobre o curso ou problema particular para resolver sobre a matrícula? Nesse caso você pode tentar contato com o Coordenador do curso, é possível consultar quem é o coordenador ou coordenadora na página de consulta de cursos de graduação (link abaixo). Clicando na lupa você poderá visualizar todas as informações referentes a cada curso.   

https://sig.unb.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=G&aba=p-graduacao

 

Ingressou pelo Acesso ENEM UnB ou Vagas Remanescentes??

 

- Se sua forma de ingresso na UnB foi o Acesso ENEM UnB, você deve observar as datas previstas no calendário do processo seletivo. Até 29/01/2021 você deverá receber um e-mail informando em que disciplinas foi matriculado(a), e já poderá acessar o Portal do Aluno.

 

- Constatou que não recebeu e-mail algum depois do dia 29/01? Nesse caso é possível que haja um erro no endereço de e-mail cadastrado em seu registro, e você não está recebendo os avisos. Isso pode ser corrigido pela SAA (Secretaria de Administração Acadêmica) através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

- Tem alguma dúvida específica sobre o curso ou problema particular para resolver sobre a matrícula? Nesse caso você pode tentar contato com o Coordenador do curso, mas só depois de ter em mãos seu número de matrícula. É possível consultar quem é o coordenador ou coordenadora na página de consulta de cursos de graduação (link abaixo). Clicando na lupa você poderá visualizar todas as informações referentes a cada curso.   

https://sig.unb.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=G&aba=p-graduacao

 

Ingressou pela Transferência Facultativa (TF) ou Portadores de Diploma de Curso Superior (DCS)?

 

- Se sua forma de ingresso na UnB foi uma das citadas, você deve observar as datas previstas no calendário dos respectivos processos seletivos. Seu registro no sistema da UnB deve ocorrer até 29/01/2021, é quando você passa a ter acesso ao sistema. Depois dessa data, você poderá consultar seu número de matrícula através da página de recuperação de senha pelo link abaixo:

https://servicos.unb.br/publico/#/recuperarsenha

 

- Não conseguiu acessar seu número de matrícula depois do dia 29/01? Nesse caso é possível que haja um erro no endereço de e-mail cadastrado em seu registro. Isso pode ser corrigido pela SAA (Secretaria de Administração Acadêmica) através do endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

- Sua matrícula nas disciplinas poderá ser realizada até o dia 12/02/2021. Se precisar de ajuda, faça contato com o Coordenador do curso (depois que tiver seu número de matrícula). É possível consultar quem é o coordenador ou coordenadora na página de consulta de cursos de graduação (link abaixo). Clicando na lupa você poderá visualizar todas as informações referentes a cada curso.   

https://sig.unb.br/sigaa/public/curso/lista.jsf?nivel=G&aba=p-graduacao