A Faculdade de Educação Física realizou, nesta quarta-feira (20/01), a primeira reunião do Comitê de Ações de Recuperação da FEF. O grupo, composto por servidores docentes e técnico-administrativos, deu início às discussões sobre a construção do Plano de Contingência para a retomada das atividades presenciais da faculdade, ainda sem data prevista.

O objetivo do comitê é elaborar com antecedência as ações necessárias à transição da FEF da Etapa 1 para a Etapa 2 do Plano de Recuperação da UnB. A Etapa 2 prevê a continuidade das atividades essenciais que só podem ser realizadas de forma presencial; o retorno gradual das atividades acadêmicas de forma presencial; a retomada presencial de atividades administrativas que são necessárias ao funcionamento das atividades acadêmicas; e a preparação para a Etapa 3. Confira todas as etapas abaixo:

Etapas

Neste primeiro encontro foram feitos encaminhamentos sobre a necessidade de estudo e levantamento por parte dos membros do comitê para embasar o trabalho. A construção do plano levará em consideração medidas de atenção aos servidores em atividades presenciais (docentes, técnicos e terceirizados) e estudantes que circularão pela FEF e CO; planejamento da utilização dos ambientes da FEF e CO com atividades acadêmicas e/ou administrativas; mapeamento de fluxos e processos para evitar aglomeração nos ambientes; protocolo de biossegurança; adoção de medidas de prevenção da transmissão da doença; monitoramento dos estudantes que retornarem; monitoramento dos laboratórios de ensino e pesquisa que retomarem as atividades; e estratégias de comunicação para orientar a comunidade da FEF.

Os principais documentos de referência estudados pelo comitê são o Plano de Contingência em Saúde do Coronavírus para a Universidade de Brasília, o Plano Geral de Retomada das Atividades na Universidade de Brasília, e o Guia de recomendações de biossegurança. O grupo voltará a se reunir em fevereiro.