A tese de doutorado do egresso da FEF André Luiz da Silva Teixeira foi contemplada com menção honrosa no Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2018 e 2019. O trabalho, orientado pelo professor da FEF Dr. Lauro Casqueiro Vianna, tem como título: “Controle neural da circulação durante o exercício em seres humanos: a contribuição dos receptores GABAA”. O resultado do edital, publicado pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG), saiu nesta quinta-feira (16/10).

NeuroVASQ3

André Teixeira e Lauro Vianna. Imagem: Arquivo pessoal

O trabalho de André discorre sobre o controle cardiovascular durante o exercício. “Nós identificamos, pela primeira vez em seres humanos, que os neurotransmissores GABA, através dos receptores GABAa, são os responsáveis pela comunicação entre o músculo em contração e o cérebro para gerar as respostas cardiovasculares ao exercício”, explica o pesquisador.

O resultado do estudo foi publicado em dois dos principais periódicos de Fisiologia do mundo, o American Journal of Physiology - Heart and Circulatory Physiology e o The Journal of Physiology. Além de, em abril deste ano, ter estampado a capa da revista científica Exercise and Sport Sciences Reviews, para onde André e seu orientador escreveram um artigo de revisão sobre tema. Entra as premiações nacionais e internacionais que o trabalho conquistou, André destaca o prêmio Outstanding Graduate Student Award que recebeu em 2019 pela Sociedade Americana de Fisiologia.

Atualmente André faz pós-doutorado no Canadá, pela University of Guelph, que mantém uma parceria com a UnB por meio do professor Lauro Vianna. “Minha experiência na FEF foi das melhores possíveis, principalmente pela oportunidade de trabalhar e ser orientado pelo Prof. Lauro. Eu escolhi a UnB porque queria ser orientado por ele, que é internacionalmente reconhecido por suas pesquisas em fisiologia integrativa”, conta.

NEUROVASQ – Atualmente, o professor Lauro Vianna é coordenador do NeuroVASQ - Laboratório de Fisiologia Integrativa. Ele e sua equipe investigam os mecanismos de controle cardiovascular e cerebrovascular neural em repouso e durante o exercício em humanos saudáveis, bem como em pacientes com condições fisiopatológicas.