• Notícias

    A Faculdade de Educação Física tem o orgulho de comunicar que a Dr.ª Marisete Peralta Safons, professora do quadro efetivo da FEF, completou, em 2020, 25 anos de docência na Universidade de Brasília. Ela faz parte da lista de servidores docentes e técnico-administrativos que serão homenageados no próximo dia 6 de novembro pela UnB como Prata e Ouro da Casa.   Prof.ª Dr.ª Marisete Peralta Safons. Foto: Arquivo pessoal   A trajetória de Marisete na Universidade de Brasília iniciou em 1993, quando atuou como professora substituta na universidade. Neste período, prestou concurso para a área de Estágio Supervisionado e foi efetivada em julho de 1995. Dois anos depois, criou um projeto de extensão de ação contínua de exercícios físicos para idosos, que segue ativo até hoje na faculdade.   Marisete atua como docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da FEF, onde desenvolve pesquisas focadas em exercício físico e pessoas idosas, buscando compreender as manifestações biopsicossociais que se estabelecem. “Vivo intensamente a universidade no que se refere ao desempenho de funções acadêmicas, administrativas e políticas. Respiro e me inspiro na Educação Física e carrego comigo a convicção de que aprendo muito mais do que ensino”, compartilha.    Cerimônia A solenidade em homenagem aos servidores Prata e Ouro da Casa ocorrerá no dia 6 de novembro, às 10h. Em razão das medidas de segurança adotadas para conter a pandemia do coronavírus, a cerimônia deste ano será realizada virtualmente. O link de acesso para a plataforma que transmitirá o evento será informado posteriormente pelo site do Decanato de Gestão de Pessoas (DGP).   A homenagem aos servidores é uma forma de reconhecimento e gratidão pelo trabalho dedicado à Universidade. Neste ano, os homenageados são servidores docentes e técnico-administrativos que tenham os seguintes tempos de efetivo exercício: 25 anos de UnB (admitidos no ano de 1995); e 40 anos de UnB (admitidos em 1980). A lista com todos os nomes está disponível na página do DGP.

  • Notícias

    A Faculdade de Educação Física comunica que o curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Brasília (UnB) recebeu nota 4 (em uma escala de 0 a 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no ano de 2019. Os conceitos 4 e 5 indicam que a graduação avaliada tem performance superior à média, indicando a excelência dos cursos de graduação da universidade.   O sucesso nesta avaliação externa é resultado de trabalho coletivo e reflete a seriedade e compromisso de todo o corpo docente e equipe pedagógica, em especial, da Coordenação do curso que esteve à frente do processo. Dos 28 cursos da UnB que fizeram o exame no ano de 2019, dez obtiveram conceito 5, 17 ficaram com 4 e um curso com 3.    O Relatório Institucional possibilita ter uma visão ampla dos resultados do Enade, gerados a partir da participação do conjunto dos cursos da UnB. Já no Relatório de Curso: Educação Física - Bacharelado, as informações traduzem os resultados obtidos a partir da análise do desempenho e do perfil dos estudantes da FEF, especificamente. Confira abaixo:   Relatório Institucional da UnB Relatório de curso: Educação Física - Bacharelado

  • Notícias

    A tese de doutorado do egresso da FEF André Luiz da Silva Teixeira foi contemplada com menção honrosa no Prêmio UnB de Dissertação e Tese 2018 e 2019. O trabalho, orientado pelo professor da FEF Dr. Lauro Casqueiro Vianna, tem como título: “Controle neural da circulação durante o exercício em seres humanos: a contribuição dos receptores GABAA”. O resultado do edital, publicado pelo Decanato de Pós-Graduação (DPG), saiu nesta quinta-feira (16/10).   André Teixeira e Lauro Vianna. Imagem: Arquivo pessoal   O trabalho de André discorre sobre o controle cardiovascular durante o exercício. “Nós identificamos, pela primeira vez em seres humanos, que os neurotransmissores GABA, através dos receptores GABAa, são os responsáveis pela comunicação entre o músculo em contração e o cérebro para gerar as respostas cardiovasculares ao exercício”, explica o pesquisador.    O resultado do estudo foi publicado em dois dos principais periódicos de Fisiologia do mundo, o American Journal of Physiology - Heart and Circulatory Physiology e o The Journal of Physiology. Além de, em abril deste ano, ter estampado a capa da revista científica Exercise and Sport Sciences Reviews, para onde André e seu orientador escreveram um artigo de revisão sobre tema. Entra as premiações nacionais e internacionais que o trabalho conquistou, André destaca o prêmio Outstanding Graduate Student Award que recebeu em 2019 pela Sociedade Americana de Fisiologia.   Atualmente André faz pós-doutorado no Canadá, pela University of Guelph, que mantém uma parceria com a UnB por meio do professor Lauro Vianna. “Minha experiência na FEF foi das melhores possíveis, principalmente pela oportunidade de trabalhar e ser orientado pelo Prof. Lauro. Eu escolhi a UnB porque queria ser orientado por ele, que é internacionalmente reconhecido por suas pesquisas em fisiologia integrativa”, conta.   NEUROVASQ – Atualmente, o professor Lauro Vianna é coordenador do NeuroVASQ - Laboratório de Fisiologia Integrativa. Ele e sua equipe investigam os mecanismos de controle cardiovascular e cerebrovascular neural em repouso e durante o exercício em humanos saudáveis, bem como em pacientes com condições fisiopatológicas.