O currículo do Curso de Licenciatura em Educação Física foi elaborado tendo em vista o cumprimento de dispositivos legais que se referem tanto a cursos de licenciatura em geral quanto ao curso de graduação específico de Educação Física no país.

Os dispositivos que tratam de aspectos gerais de cursos de licenciatura constam das Diretrizes Curriculares Nacionais, a saber, o Parecer CNE/CP N.º 9, de 08 de maio de 2001; a Resolução CNE/CP n.º 1, de 18 de fevereiro de 2002; e a Resolução CNE/CP n.º2, de 19 de fevereiro de 2002, que versam sobre Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura e de graduação plena. Complementarmente, foram levados em consideração dispositivos específicos da formação superior em Educação Física, como o Parecer CNE/CES n.º 58, de 18 de fevereiro de 2004; a Resolução CNE/CES n° 7, de 31 de março de 2004; o Parecer CNE/CES n.º 138/2002, de 03 de abril de 2004; e o Parecer CNE/CES n.º142, de 14 de junho de 2007.

A estrutura curricular está distribuída em quatro componentes “formação pedagógica", “enriquecimento cultural”, “formação para pesquisa” e “formação técnico-científica aplicada à cultura do movimento humano”.

Com esse currículo, visa-se a uma formação centrada no desenvolvimento de competências pedagógicas, por meio da dinâmica estabelecida entre ação-reflexão-ação.Por isso, as atividades curriculares iniciarão por meio de contato direto do estudante com a realidade escolar para, em um segundo momento, submeter as experiências vivenciadas na prática pedagógica a uma reflexão crítica mediada pela atividade de pesquisa, fazendo-se uso de teorias científicas, Por fim, retornar-se à escola para uma ação transformada e transformadora.

Habilitação: Licenciatura

Turno: Diurno

Número de semestres: 6 (mínimo) / 10 (máximo)

Clique nos ícones abaixo para conferir mais informações sobre a Licenciatura:

PPC

icon posgraduacao