Por Ingrid Dittrich Wiggers e Alessandra Pessoa Coimbra

Estando envolvidas nos trabalhos de preparação das comemorações do jubileu do Centro Olímpico da Universidade de Brasília, que acontecem em setembro de 2021, parece-nos importante e oportuno contar um pouco da história da Faculdade de Educação Física - FEF, que comemorou seus 24 anos de existência no último dia 21 de janeiro.

Fachada da FEF 1973

Fachada do edifício da FEF, em fase final de construção, em 1973. Antes da criação da FEF, sediou a Escolade Educação Física e o Departamento de Educação Física. Fonte: Acervo pessoal do Prof. Osmar Riehl.

De fato, a presença da Educação Física foi registrada na fundação da UnB, sendo, desde então, dimensão significativa da vida universitária. As práticas desportivas, por exemplo, se sobressaem entre as atividades pioneiras e o primeiro vestibular para o curso de Licenciatura em Educação Física ocorreu em 1972.

Somente ao final da década de 1980, porém, após a segunda reforma curricular do curso de Educação Física, durante a gestão do professor Mário Ribeiro Cantarino Filho, a direção da Faculdade de Ciências da Saúde reconheceu as especificidades do curso. Contam os professores mais antigos da casa que, antes da criação da FEF, os assuntos da Educação Física não recebiam o interesse e a atenção específicos nos órgãos colegiados da Faculdade de Ciências da Saúde, que abrigava o Departamento. Tal realidade dificultava o aprofundamento das discussões e tomada de decisões. Além disso, aqueles pioneiros percebiam que as perspectivas de desenvolvimento da área exigiam um espaço com autonomia administrativa e financeira.

Foi durante a 17ª reunião Ordinária do Colegiado da EDF/FS, em 15 de agosto de 1988, que o Professor Cantarino convidou todos os docentes para fazerem uma reflexão sobre a criação de uma nova estrutura organizacional. Tratava-se do que viria a ser a Faculdade de Educação Física da UnB. Assim sendo, os docentes organizaram-se e, após quase 10 anos de estudos, persistência e determinação, concluiu-se a elaboração de um projeto de criação da FEF. A iniciativa obteve êxito com a aprovação da Resolução do Conselho Universitário No. 002/97.

Resolução de criação da FEF1 Resolução de criação da FEF2

Resolução do Consuni no. 002/97, de criação da FEF/UnB. Fonte: AtoM - UnB.

A criação da FEF, em 1997, foi uma conquista de professores do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Saúde, sob a chefia do Prof. Dr. Iran Junqueira de Castro, e consolidou administrativa e academicamente a área de conhecimento no ambiente da UnB. Desde então, sua comunidade pôde se ver como um "corpo", se articular formando uma unidade e navegar em águas próprias.

E assim tem sido ao longo desse tempo, por meio do empenho de docentes, servidores técnico-administrativos, funcionários terceirizados e estudantes, dando continuidade àquele gesto político de 24 anos atrás, responsável por tão importante mudança, que a memória e a história não permitem esquecer.

Além da alcançada autonomia, é notável o avanço no âmbito da graduação, da extensão, assim como da pesquisa e da pós-graduação, em um percurso cheio de dificuldades, mas também com os múltiplos desafios que ainda se apresentam. Entre esses está a criação do Centro de Memória da FEF.

Pesquisa resgata história do Centro Olímpico

Apesar dos contratempos ocasionados pela pandemia, o trabalho de implantação do Centro de Memória da FEF permanece ativo. E entre os principais “achados”, recuperados por meio da pesquisa histórica, destacamos a data de inauguração do Centro Olímpico – CO, cujo jubileu comemoraremos em 5 de setembro de 2021.

Nosso CO repercutiu de forma abrangente na UnB, pois se tornou espaço de excelência na formação de profissionais de educação física, abarcando ainda ações de extensão diversificadas, projetos de pesquisa, treinamento esportivo e formação de equipes representativas, bem como de convívio social da comunidade universitária. O jubileu merece, portanto, uma celebração à altura, com o envolvimento e a participação de todos.

Relembre: Centro Olímpico completa 49 anos com perspectivas promissoras